Sistemas de Processamento de Transações

Do inglês Transation Processing System (TPS), Sistemas de Processamento de Transações (SPT) são sistemas que processam com detalhes as informações para atualização dos registros sobre as operações comerciais em uma organização, na automação de tarefas sem precisar repetir e transacionais como controle de estoque, contabilidade, despesas, etc. para mostrar a movimento das transações.

As funções de um STP são:

  • Entrada ou coleta de dados
  • Manipulação de dados
  • Processamento de dados
  • Armazenamento de dados
  • Geração e produção de documentos e relatórios

Além de todas essas funções citadas, SPT também precisa manter um alto grau de precisão parar mostrar os dados de forma exata e eficiência também. Tudo isso definido pela  necessidade da empresa na sua estratégia de mercado, trazendo vantagem competitiva à longo prazo, qualidade,melhor atendimento ao cliente e melhor agrupamento de informações. Na escolha do SPT, a empresa deve levar em consideração quais objetivos do sistema, em termos de custo, controle e complexidade, são mais necessários para o apoio às metas organizacionais.

Tipos de aplicações e métodos do processamento:

  • Controle de estoque: Controla a quantidade de produtos da empresa e o controle da movimentação dos mesmos (entrada e saída);
  • Logística: Trazer a melhor tomada de decisão possível na distribuição do produto. Interliga as atividades logísticas da empresa, constituída por quatro níveis de funcionalidade: transações, controle de gestão, análise de decisão e planejamento estratégico;
  • Financeiro: É a parta da gestão financeira da empresa, como despesas, lucro, fatura, compras, entre outras;
  • Vendas: Obtenção de dados e estatísticas para gerar um melhor planejamento sobre o processo de vendas da empresa.Sendo possível antecipar tendências econômicas e variações do mercado podendo confrontar dados reais com os planejamentos, auxiliando na melhor tomada de decisão;
  • Compras: O sistema de informação para compras é a área da empresa de produtos ou de contratações de serviços terceirizados. Através dela é possível analisar dados de mercado para um melhor planejamento de compras em longo prazo.

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